Dropbox, o serviço de armazenamento e partilha de ficheiros na nuvem apresentou uma série de aplicações e funcionalidades novas. 

A Dropbox Platform permite que o utilizador escolha logo sincronizar o ficheiro com a cloud em vez de o estar a gravar localmente. O utilizador poderá assim, em teoria, esquecer o disco rígido como forma de armazenamento.

Para facilitar o trabalho aos programadores, a Dropbox lançou a API Sync, uma interface de programação que simplifica as operações de sincronização. A Plataform é constituída também pelos Drop-Ins, que permitem aos programadores oferecer serviços de Dropbox nos seus sites, como o Saver ou o Chooser, que permitem sincronizar ficheiros para a cloud ou dão acesso web e mobile aos ficheiros da nuvem.

Entre as novidades apresentadas pelo Dropbox na terça-feira está também a possibilidade de se gravar o progresso num jogo na conta Dropbox e depois retomar o mesmo, noutro dispositivo. Para isso, as apps têm de estar preparadas para permitir gravar os Saves na conta de Dropbox do utilizador.

Numa fase posterior, o serviço pode ser usado para armazenar os contactos ou listas de tarefas para mais facilmente os passarmos para outro smartphone.

Milex - Informática © 2009