EvolutionPT, provavelmente o site de partilha de ficheiros (P2P) mais antigo do mercado Português, suspendeu o serviço após queixa de associações de autores e produtores de vídeo. 


Desde 2007 que o EvolutionPT partilhava livremente música, vídeos, software e livros para o mercado português. Ontem, um pedido de remoção apresentado pela Federação Editores de Videogramas (FEVIP), a Associação para Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE) e o Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet (MAPiNET) levou à suspensão deste site que já contava com mais de 57 mil utilizadores registados.

Mais uma vez, um pedido de remoção apresentado pelas três entidades que representam autores e produtores de vídeos alegaram o desrespeito pelas alíneas da lei 7/2004, que regula o comércio eletrónico em Portugal, para conseguir travar, pelo menos temporariamente, o EvolutionPT.

A queixa foi apresentada durante a manhã de ontem junto do serviço de alojamento de sites OVH. Ao final da tarde, o site já tinha cessado as funções de partilha – mas este pode não ser o fim do EvolutionPT.

Hoje de manhã, a equipa que gere o site publicou uma mensagem para os utilizadores. A mensagem confirma que a OVH alegou «violação dos termos de serviço» para cancelar o contrato de alojamento, mas acrescenta que estão a ser estudadas «novas soluções para voltar a colocar o (…) site a funcionar o mais rápido possível».

Os responsáveis pelo histórico site de P2P lembram ainda que os dados e os ficheiros descarregados pelos utilizadores não foram perdidos e que vai ser disponibilizado «um tracker a funcionar o mais brevemente possível». E por isso a equipa do EvolutionPT sugere aos subscritores do site que deixem os «clientes ligados».

Segundo a mensagem publicada no endereço, a OVH alegou justa causa para cancelar o serviço de alojamento. Os responsáveis do site lamentam não poder restituir os donativos à comunidade, mas deixam um repto: «Contamos com a vossa ajuda para manter o projeto vivo. Podem efetuar donativos pelos meios habituais a fim de poder juntar algum dinheiro para alugar novos serviços».

Esta mensagem pública já levou a uma reação por parte das entidades que solicitaram o pedido de remoção. Ao que a Exame Informática apurou, GEDIPE, FEVIP e MAPiNET pretendem avançar com um processo na justiça contra a equipa do EvolutionPT, caso o site regresse ao ativo.

A operar no mercado desde 2007, o EvolutionPT conta atualmente com mais de 57 mil utilizadores registados. Desde os primeiros tempos, que o site operou a partir de serviços de alojamento sedeados no estrangeiro. Recentemente, o serviço regressou a servidores portugueses, solicitando o alojamento à OVH.

O site tem como principal atrativo a diversificação de conteúdos e a possibilidade de fazer upload e o download de ficheiros. Nos últimos tempos, os gestores do site restringiram o acesso ao site a utilizadores convidados, o que terá limitado o crescimento da comunidade que partilha ficheiros através deste endereço.

Milex - Informática © 2009